top of page
  • Foto do escritorJosé Pedro Barbosa

Sempre foi assim!


Fonte: NPR



Todos os dias aprendemos coisas novas, pelo menos é o que todos os “antigos” dizem. Para isso, aparentemente, basta apenas escutarmos estas três palavras, ditas sempre com extremo vigor e com uma confiança que roça a arrogância.


“Isso são coisas que, no meu tempo, não aconteciam. Sempre foi assim!”, revela o “homem” de cara jovem que pensa como um velho porco (sem querer ofender esse animal dócil e meigo). “O lugar das mulheres é o de fazer o comer. Sempre foi assim!”, diz o energúmeno que vive numa máquina do tempo, configurada para voltar constantemente à época onde ele era dono e senhor das suas escravas.


É uma pena que os sábios, aqueles que percebem a história, que vivem da progressão e da adaptabilidade, sejam silenciados no meio deste ruído distópico. Para os “sábios” do século XXI, aqueles que são novos de idade, mas nómadas nos pensamentos (mais uma vez, sem ofensa a esse nobre e mutável povo), os seus ensinamentos são eternos e irrefutáveis.


Como é que passei toda a minha vida sem saber que Adão e Eva andavam vestidos? E que o Futebol era o passatempo preferido de Jesus Cristo? E que o Meg Ryan e o Tom Hanks já falavam pelo FaceTime?


É absolutamente fascinante saber que já foi tudo criado, que o mundo é constante e impoluto e que a vida deve ser regida através de livros escritos por homens e de pensamentos que foram “pensados” num contexto social oposto ao que vivemos.


Tudo o que sentimos, tudo o que achamos ser correto, é tudo uma miragem, amigos. Sentam-se para tomar um café, mas são estranhos e preferem saborear a bebida sem açúcar. “Bem, de certeza que tem diabetes”. E têm. Foram diagnosticados a olho nu. Então não sabiam que deviam colocar sempre açúcar mesmo que não apreciem? Por amor de Deus, sempre foi assim!


O Sempre Foi Assim é uma ideologia única, incontestável e que deve ser seguida por todos. Fazer o que pensas ser correto? Nem penses nisso. Usar sentimento e lógica numa decisão? Nem imagines tal coisa. Ser independente de pensamento e procurar sempre o melhor, sem receio das mudanças e represálias dos teus compadres? Esquece isso e junta-te ao Sempre Foi Assim!


Lembrem-se, o fundamental é “não mexam no que sempre foi. O que foi é o que é e o que sempre será”.


Estamos entendidos?

13 visualizações0 comentário
bottom of page